Bragança Paulista recebeu a premiação e certificação do Programa Estadual Município Verde Azul

Em solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, na quinta-feira, dia 11, a Prefeitura de Bragança Paulista foi premiada, com um troféu, e certificada pelo Programa Município Verde Azul, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), conquistando a 49ª colocação no Ranking Ambiental Paulista 2014, entre os 610 participantes desta edição.

O Programa Município Verde Azul, lançado em 2007, tem o objetivo de ganhar eficiência na gestão ambiental por meio da descentralização e valorização da sociedade, estimulando e capacitando as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. Trata-se do maior programa ambiental do Estado de São Paulo, sendo, inclusive, uma referência internacional.

Ao final de cada ano, o programa avalia a eficácia dos municípios na condução das ações propostas na agenda. A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA).

O secretário estadual de Meio Ambiente, Rubens Rizek, juntamente com o coordenador do Programa Município Verde Azul, Ricardo Montoro, o deputado estadual Bruno Covas e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini, que representou o governador Geraldo Alckmin, entregaram os certificados para as 118 cidades que mais desenvolvem atividades e projetos na área ambiental.

Os municípios receberam uma nota ambiental, que varia de 0 a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Em 2012, dos 371 participantes, Bragança Paulista ocupou a 355ª posição, com 16 pontos. Por conta do investimento contínuo na área ambiental desde o início da Administração Fernão Dias, em 2013, o município subiu diversas posições no ranking, de modo que, entre os 587 participantes, ocupou a 248ª posição, com 54 pontos.

Agora em 2014, Bragança obteve a premiação e certificação, inéditas para o município, atingindo 88 pontos. Com isso, a cidade bragantina ficou na 49º colocação entre os 610 participantes.

O certificado e a premiação, que são atribuídos a municípios com pontuação superior a 80, reconhece a boa gestão ambiental, além de garantir à Administração Municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

A Prefeitura de Bragança Paulista está empenhada em oferecer a população qualidade de vida, uma cidade com alto índice de áreas verdes, boa arborização urbana, sustentável e com cidadãos cada vez mais conscientes em relação ao meio ambiente, por isso prioriza as ações e investimentos nessa área.

Fonte: Portal Bragança

Comente ou link essa página

Nome:

Email:

Site:  

Comentar:

Divulgue!


Coloque esse link no seu blog, site, twitter ou orkut!

Assine no RSS
Assine e receba o RSS Feed!