Prêmio “CONIP”

No dia 19 de maio de 2005, o Deputado Federal Julio Semeghini (PSDB) ganhou o prêmio Personalidade , concedido pelo CONIP – Congresso Nacional de Informática Pública às autoridades que mais se destacaram nos últimos dez anos no setor de informática pública.

O Prêmio CONIP foi criado em homenagem aos 10 anos do Congresso Nacional de Informática Pública, que acontece anualmente na cidade de São Paulo e é considerado um dos mais importantes eventos para discussão e apresentação de inovações na área pública com o uso da informática.

O prêmio é um reconhecimento ao trabalho parlamentar do Deputado Julio Semeghini, que em Brasília tem atuado para tornar São Paulo um pólo industrial de informática e lutado pela modernização digital do País. E também à sua gestão como Presidente do ITS – Instituto de Tecnologia de Software, no sentido de apoiar micro-empreendedores de software.

Mas é um reconhecimento, principalmente, ao papel que Semeghini, como Presidente da Prodesp, a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, teve, de 1995 a 1998, na concepção e implantação do Programa de Governo Eletrônico do Estado de São Paulo.

Quando assumiram seu primeiro mandato, em 1995, o Governador Mário Covas e seu Vice, Geraldo Alckmin, se depararam com um Estado burocratizado, sem instrumentos de gestão adequados e mecanismos de comunicação ágeis, e poucas informações para gestão.

Para fazer frente a essa situação, o Governador Mário Covas defendeu a necessidade de uma revolução administrativa, moral e de qualidade. E elegeu como um dos pilares de sustentação dessa revolução o uso intensivo da informática para melhoria da gestão pública, para dar maior transparência às ações do Governo e, principalmente, para melhoria do atendimento ao cidadão.

Nascia ali o Programa de Governo Eletrônico do Estado de São Paulo, que hoje, 10 anos depois, coleciona iniciativas bem-sucedidas, sendo uma referência tanto no País como no exterior.

Um dos primeiros frutos concretos do Programa foi o Sistema Estratégico de Informações, que interligou em rede todo o grupo Executivo do Governo e outros níveis da administração, permitindo ao Governo maior controle gerencial e facilidades para uma cobrança mais efetiva de resultados junto a seus funcionários.

Destaque também para a informatização da área de arrecadação tributária da Secretaria da Fazenda, que reduziu o prazo para identificação de contribuintes devedores ou omissos de até 50 para no máximo 5 dias, agilizando o combate à sonegação fiscal, ação importante para o saneamento das então abaladas finanças do Estado. Só a arrecadação do IPVA, saltou de R$ 600 milhões em 1994 para R$ 1,8 bilhão em 1997.

Como Presidente da Prodesp, o Deputado Julio Semeghini também participou da idealização e instalação das primeiras 5 unidades do Poupatempo, o que ocorreu nos anos de 1997 e 1998. Implantados e administrados pela Prodesp, sob coordenação da, à época, Secretaria do Governo e Gestão Estratégica, o Poupatempo revolucionou a qualidade dos serviços públicos no Estado.
Comente ou link essa página

Nome:

Email:

Site:  

Comentar:

Divulgue!


Coloque esse link no seu blog, site, twitter ou orkut!

Assine no RSS
Assine e receba o RSS Feed!